Dia 8 – Marrocos, 10 de novembro

Hoje foi o dia de atravessarmos o país de leste a oeste! Saímos de Boumalne Dades em direção a Marrakech passando pelo Vale das Rosas, a Kasbah de Taourirt, o Ksar Aït Ben Haddou e o Col du Tichka. O Vale das Rosas, como o nome já diz, é um vale nas montanhas ao sul do Alto Atlas onde são cultivadas essas flores, e produzidos naturalmente vários tipos de cosméticos. O festival das rosas ocorre apenas no fim de maio, porém vale a pena passar por ali e conhecer a produção local, que oferece desde água de rosas, óleos essenciais, até protetores labias, mascaras de argila misturadas com a essência das rosas, entre tantos outros! Do Vale, seguimos para a cidade de Ourzazate, para conhecer a Kasbah de Taourirt.

Kasbah significa algo como um forte, eram casas fortificadas habitadas por representantes da administração real, e também pontos seguros de pernoite para os viajantes que cruzavam a região. As Kasbahs eram construídas a cada 30 km pois essa é a distância máxima que um dromedário seria capaz de percorrer em um dia. A Kasbah de Taourirt teria sido construída no século XVII, e hoje é possível visitar apenas um quarto de sua extensão, restaurada pela Unesco. Durante o domínio francês, foi a residência do governador da região de Marrakech, quem se aproximou dos estrangeiros no período e ganhou a confiança deles para manter o controle da região. A edificação é toda feita em seu exterior de terra, barro e palha. Por dentro, parte das paredes é feita com gesso, e o teto, de troncos de palmeiras e cana. A decoração em ladrilhos e cedro é de seu período mais recente. Como um método para se proteger, por dentro o local mais parece um labirinto, com pequenas passagens, e até escadas com degraus desnivelados para atrapalhar um possível invasor!
De lá, seguimos para mais um cenário da rota entre o Saara e Marrakech, a Ksar Aït Ben Haddou, uma cidade fortificada construída pelos Almohads no século XI, na beira do Rio Salgado, ou Unila.

Ksar significa algo como ‘várias casas’, pois o local, além de abrigar algumas Kasbahs menores do que a Taourirt, também abrigava as casas daqueles que trabalhavam para os proprietários dos ‘fortes’. A pequena cidade se mistura com o próprio morro em que foi construída, pois possuí a mesma cor avermelhada que a terra. As pequenas ruelas, com escadas irregulares, e, hoje, praticamente inabitadas, foram cenários e grandes filmes, como “Gladiador” (2000), “A Múmia” (1999), “Lawrence da Arábia” (1962), “Alexandre” (2004), “Jesus de Nazaré” (1977), e, mais recentemente, até Game of Thrones! Do outro lado do rio há vários restaurantes com vista para o Ksar, uma ótima parada para o almoço!
Após essa visita, tomamos “a reta” para Marrakech, e reta entre aspas mesmo, pois para chegar na bela ‘cidade vermelha’, é preciso passar pelo passo Tizi n’Tichka, uma sinuosa estrada cheia de voltas em 180 º. No meio desse caminho é que está o Col du Tichka, o ponto mais alto da serra, com 2.260 de altitude.

Apesar da difícil estrada, vale a pena passar por lá para apreciar a vista de tirar o fôlego, com inúmeros vales abaixo, e montanhas rochosas acima!
Após quase 10 horas de viagem, chegamos em Marrakech, ansiosos para explorar essa bela cidade amanhã, que já encantou a todos só no trajeto até o hotel!
Se você quiser acompanhar mais desse roteiro maravilhoso assinado pela Beatriz Petek ou desejar mais informações, acesse o Instagram @beaturismo ou entre contato via whatsapp +55 51 99985-6851.

Até mais, viajantes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close